x
Obrigado por se inscrever!
RECEBA

Tumores – cirurgia

Cirurgia Micrográfica de Mohs é um procedimento cirúrgico meticuloso, para o tratamento do câncer da pele ou mucosas. Baseia-se na avaliação da lesão que está sendo retirada ao microscópio, em vez de apenas ao olho nu, a fim de assegurar que todas as células cancerosas serão removidas.

Em outras palavras, é como se o câncer da pele fosse um iceberg e pudéssemos visualizá-lo por inteiro, e não só a ponta dele, que seria o que aparece do tumor na superfície da pele.

A técnica foi desenvolvida pelo Dr. Frederich Mohs, na Universidade de Wisconsin – USA, na década de 30, pioneiro na sua utilização e que deu o nome à cirurgia.

A Cirurgia de Mohs requer habilidade e treinamento qualificado, pois será necessário ao especialista em dermatologia (denominado cirurgião de Mohs) atuar de três formas:

1. como cirurgião, removendo o tumor;
2. como patologista, identificando o tumor ao microscópio, durante a cirurgia, e mapeando-o num desenho correspondente à área das células tumorais remanescentes;
3. como cirurgião reparador do defeito cirúrgico.

Diferente de outras técnicas utilizadas pela patologia convencional – que examina somente uma pequena parte do tecido retirado – o cirurgião de Mohs tem condições de avaliar todo o tecido ao redor e abaixo do tumor, obtendo uma taxa de cura para câncer de pele de virtualmente 100%.

Fonte: Dermatologia.net


Se interessou por essa solução?

Tire suas dúvidas marcando sua consulta presencial.
Ligue para 17 4009-5500 ou escreva para derm@derm.com.br