x
Obrigado por se inscrever!
RECEBA

Verruga vulgar

O que é?

Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas.

Como é?

O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem, também, ser escuras, planas e macias.

Usualmente crescem em volta das unhas, nos dedos e no dorso das mãos. Elas são mais comuns nas regiões de pele submetidas a traumas frequentes (por exemplo onde as unhas são aparadas/roídas ou as cutículas retiradas).

Tratamento:

Em crianças podem ser tratadas no próprio domicílio por seus pais ou responsáveis através da aplicação diária de ácido salicílico em baixas concentrações. Para se obter resultado favorável podem ser necessárias algumas semanas de tratamento, apesar de ser comum a ocorrência de pequeno desconforto.
O tratamento poderá ser interrompido caso as verrugas se transformem em feridas dolorosas. Aplicação semanal (no consultório do dermatologista) de cantaridina leva à formação de uma bolha sob a verruga. O dermatologista retira, então, a porção morta da verruga que se encontra no cume da bolha dentro de cerca de uma semana.
Para adultos ou crianças com mais idade a crioterapia (congelação) é um dos tratamentos de escolha. Este não é muito doloroso e raramente causa cicatrizes. No entanto, pode ser necessário repetir o tratamento num intervalo de uma a três semanas. Eletrocirurgia (queima) é uma outra boa alternativa pois remove a verruga em uma única sessão realizada no próprio consultório. Entretanto, cicatrizes e dor ocorrem mais comumente associadas a esse tipo de tratamento que em relação à crioterapia.  Hoje já existe lasers que também podem tratar o problema. Trata-se do Dye Laser (com comprimento de onda de 585 a 597 nm (nanômetros)  e o Nd: YAG (com comprimento de onda de 1064 nm).

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia


Se interessou por essa solução?

Tire suas dúvidas marcando sua consulta presencial.
Ligue para 17 4009-5500 ou escreva para derm@derm.com.br