O que é?

088025AO que é a cirurgia de liposucção?

É  tratamento  para o  acúmulo de gordura como os lipomas (tumores de gordura benignos), aumento de mamas em homens e mulheres, bem como para diminuição do suor excessivo nas axilas.

O que é a liposucção tumescente?

O nome tumescente se deve ao fato da solução de anestésico local ser diluída em soro fisiológico e ser infiltrata em grande quantidade na camada gordurosa da pele. Isso provoca um entumescimento local,contraíndo vasos sanguíneos e diminuindo sangramentos e hematomas. O uso da liposucção tumescente permite ao cirurgião dermatológico remover de forma segura  tanto as camadas de gordura superficial e profunda.

Como é realizada a liposucção tumescente?

Este procedimento envolve injeção de grandes volumes de uma solução diretamente dentro das áreas de depósito excessivo de gordura. A solução diluída geralmente contém um anestésico local e uma droga chamada epinefrina para contrair os capilares e diminuir a perda sanguínea. Depois uma pequena incisão é feita na pele, microcânulas são inseridas dentro da camada de gordura. Elas podem ser conectadas ou não a uma máquina de vácuo e com movimentos de vai e vem a gordura é sugada através do tubo para um sistema de coleção estéril, ou no caso da lipoaspiração manual para a seringa. Uma cinta de compressão elástica é usada para ajudar na contração da pele e na recuperação.

Quando a liposucção tumescente é indicada?

Para remover depósitos de gordura localizados que não respondem aos exercícios ou dieta. A liposucção não tem a intenção de ser um substituto para a perda de peso, mas sim é um procedimento para a definição de contornos.

Ela é melhor utilizada junto com um programa de exercícios e uma manutenção do peso ideal.

O que acontece antes da cirurgia?

Antes da cirurgia, o histórico completo do paciente é levantado e um exame físico é conduzido a fim de avaliar as condições do corpo. Durante a consulta, o cirurgião dermatológico descreve o procedimento e quais os resultados devem ser esperados. O médico também pode revisar opções de tratamento alternativas e explicar os possíveis riscos e complicações que poderão ocorrer.

A liposucção tumescente é segura?

Como toda cirurgia, a liposucção também tem riscos e benefícios. Entretanto quando realizada por um cirurgião dermatológico qualificado, a liposucção tumescente usando anestesia local, é notadamente segura, com poucos efeitos colaterais significativos. Complicações menores e infrequentes como irregularidade da pele, protuberância, ondulações, pele flácida, dormência, infecções, cicatrização inadequada (rara), podem ocorrer e são geralmente corrigidas facilmente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Lipo de abdome

Lipo de coxa

Lipo de glúteos

Lipo de braços

Lipo de pescoço