recuperarPara aquelas pessoas que já sofreram a ação do sol e apresentam os sinais do envelhecimento cutâneo, além da proteção solar, o uso de algumas substâncias na forma de cremes, loções ou géis, podem a médio ou longo prazo reverter alguns dos efeitos do fotoenvelhecimento. Produtos contendo ácido retinóico, adapaleno, ácido glicólico ou outros alfahidroxiácidos são utilizados para melhorar o aspecto da pele envelhecida, aumentando sua hidratação, corrigindo alterações de superfície, atenuando as manchas e melhorando a sua elasticidade. Os melhores resultados são obtidos com os produtos a base de ácido retinóico.   No entanto, estas substâncias devem ser utilizadas com cautela, pois podem acarretar efeitos colaterais se usadas de forma errada. Antes de iniciar um tratamento, deve ser feita uma avaliação da pele por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar o tipo de produto e a concentração mais apropriada para cada pessoa, de acordo com o seu tipo de pele e grau de comprometimento. O tratamento deve ser mantido ao longo dos anos para a permanência dos resultados, pois os efeitos do dano solar acumulado durante a vida continuarão a ser exercidos e a interrupção do tratamento permitirá que voltem a se manifestar.

Outros tratamentos:

Terapia Fotodinâmica:

O que é: É um método para prevenção de tumores cutâneos também indicado para a pele envelhecida pelo sol

Como age: É feita aplicação de Ácido Amino levulínico (ALA) na pele por uma hora e, depois de removê-lo totalmente, são feitos disparos da Luz Intensa Pulsada (LIP) ou o uso do LED (Lowel Emission Diode) sobre a pele.

RubiLaser

O que é: Laser fotoseletivo que utiliza tecnologia Q-Switched num comprimento de onda de 694 nanômetros.

Como age: Ele age de forma fotoseletiva atingindo apenas os pigmentos das manchas,  preservando a pele ao redor do local de possíveis danos e cicatrizes. A ação dos raios disparados na pele provoca uma  explosão dos pigmentos que se fragmentam em micropartículas. Estes micropigmentos, em alguns casos, podem ser eliminados através da pele em forma de crostas e, em outros, podem desaparecem pela absorção do organismo


Luz Intensa Pulsada (Starlux 500)

O que é: Aparelho a laser que emite Luz Intensa Pulsada.

Como age: atua na camada superficial da pele através de feixes de luz.

Resultados: Atua principalmente na pigmentação da pele, no combate à manchas, melanoses solares e sardas. Serve também para depilação de grandes áreas e para o tratamento de rejuvenescimento da pele, rugas superficiais, poros dilatados e alterações de textura.

Laser LuxFractional 1540 (Fraxel…)

O que é: tratamento a laser

Como age: gera diversos micro raios de laser focados que perfuram a pele para coagular os tecidos através do calor.

Este tratamento está indicado para afinar e alisar a pele, provocar estímulo do colágeno, combater rugas superficiais, suavizar as profundas e poros dilatados e cicatrizes, inclusive acne

Antioxidantes: O uso tópico de produtos antioxidantes em forma de creme ou gel, diariamente, isolado ou associado com ácidos elimina os radicais livres que oxidam as células cutâneas.  Os mais conhecidos são: as vitaminas A, C e E e a Coenzima Q10, coffee skin…

Hidratantes: importantes para corrigir o ressecamento da pele e equilibrar suas funções. Entre os mais conhecidos estão o ácido hialurônico, pentaglycan, esqualeno, hidraskin, aquaporine, trealix, ureia…

Fonte: Dermatologia.net