Procure um Médico

Acne, O que é? O que fazer?

28 de abril de 2017

Saiba o que é acne, como trata-la e como previnir

Mais do que um problema dermatológico a acne é um problema social. Invariavelmente quem sofre do problema enfrenta problemas para se relacionar e até mesmo para conseguir um emprego. Mas felizmente os últimos avanços da ciência trazem resultados eficientes tanto para o combate à acne quanto para suas cicatrizes.
Sendo uma doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo. Isto para evitar as suas sequelas que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais pois interfere diretamente na auto-estima das pessoas.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, trabalhando na desobstrução dos folículos e no controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.
A limpeza de pele, que deve ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.

Em casos de acne muito grave ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a acne é uma doença da pele, que acomete, só no Brasil, mais de 18 milhões de pessoas entre 13 e 18 anos, número que equivale a quase 80% dos jovens do país.
Paciência e controle da ansiedade em resolver tudo de uma vez é recomendada. A melhora da pele pode demorar, mas os resultados vão persistir para sempre.
É importante ressaltar que estes procedimentos devem ser realizados apenas por médicos dermatologistas treinados, pois sempre existem riscos de efeitos adversos, mesmo quando realizados adequadamente.

Como é?

A acne é resultado do mau funcionamento do complexo pilosebáceo, local onde nascem os pelos e se localizam as glândulas sebáceas. É uma doença que tem como característica a pele excessivamente oleosa, poros dilatados e rosto brilhante. As espinhas são pontos inflamados, às vezes com pus e distribuídos na face ou dorso. Os cravos (comedões) são aqueles pontos escuros vistos principalmente no nariz, queixo e face. Estes são chamados de comedões abertos, enquanto os brancos são os comedões fechados. Os cistos, quando profundos na pele, formam nódulos internos doloridos inicialmente, podendo inflamar e se tornar purulento. Em alguns casos é preciso realizar drenagem cirúrgica.

Porque aparece?

Em cada pêlo existe ao lado uma glândula sebácea. Quando a oleosidade aumenta, a pele fica brilhante, aumenta de espessura e ocorre uma proliferação de bactérias no local. Normalmente a evolução se dá com o aparecimento de cravos e mais tarde espinhas inflamadas. Esse processo é desencadeado pela ação de hormônios androgênicos (masculinos), herança e tipo de pele. As peles oleosas são mais propensas a ter acne. Fatores psicológicos, determinados medicamentos, cosméticos e sol, por exemplo, também contribuem.

Quando surge?
Embora sua maior incidência seja entre os adolescentes, recém-nascidos, pré-púberes e adultos também são afetados. A faixa de idade que tem a maior incidência de acne é entre 14 e 17 anos no sexo feminino e entre 16 e 19 anos no sexo masculino.
O que fazer?
A recomendação é iniciar um tratamento assim que as primeiras lesões aparecem na pele, não importa a idade.
Fonte: Dermatologia.net
Tratamentos

LOCAIS:

Existem inúmeros produtos no mercado que diminuem a oleosidade, espessura e a flora bacteriana da pele. Entre os preferidos estão:
ALPHA-HIDRÓXIDO ÁCIDO OU ÁCIDO DE FRUTAS.
RETINÓIDES:
São derivados da vitamina A ácida. Eficazes em comedões e microcistos, são menos tolerados pela pele e podem causar reações com o sol.

ISOTRETINOINA TÓPICA:
Menos eficaz e mais tolerado que os retinóides
ADAPALENO
PERÓXIDO DE BENZOÍLA
ANTIBIÓTICOS TÓPICOS
Ação antibacteriana e antiinflamatória
TERAPIA FOTODINÂMICA: Aplicação do ácido aminolevulínico (ALA) na pele por 30 minutos seguida de aplicação de Luz Pulsada Intensa (Quantum / StarLux) na face.
A interação do ALA com a LIP está indicada para promover redução da flora bacteriana local, redução das glândulas sebáceas e ácido graxos além de ter efeito anti-inflamatório.

SABONETES:
Epidac (sabonete líquido e exfoliante)
Normaderm (gel exfoliante e gel para limpeza profunda)
Actine
Soapelle

FILTRO
Bionic Lotion (NeoStrata)
Filtro solar 15 com ácido lactobiônico (polihidroxiacido) menos irritante que os demais, evita o ressecamento.

ORAIS:

ANTIBIÓTICOS
Os mais usados são as ciclinas, eritromicina e as sulfas que têm acão antibacteriana e antiinflamatória.
Apresentam riscos de reações alérgicas e sensibilização ao sol, além de outras menos comuns.
ANTICONCEPCIONAIS
Inibe a ação de hormônios androgênicos Podem apresentar efeitos colaterais (náuseas, aumento dos seios e distúrbios vasculares)

ISOTRETINOÍNA
Derivada da vitamina A ácida, é utilizada para reduzir o volume e secreção da glândula sebácea, espessura da pele e as lesões inflamadas. Necessita de orientação e acompanhamento dermatológico obrigatório. Indicado para casos mais severos e resistentes. Apresenta efeitos colaterais de ressecamento da pele e mucosas (principalmente os lábios), sensibilidade ao sol, dores de cabeça e aumento de triglicérides.

É contra-indicado durante a gravidez. Mulheres sexualmente ativas devem usar meios contraceptivos até um mês após o encerramento do tratamento.
SAW PALMETTO: Fitoterápico com características antiandrogênicas. Mais conhecido para tratar hyperplasia prostática vem sendo utilizado para tratar acne hormonal (mulher adulta) devido à sua capacidade de competir com os hormônios masculinos, responsáveis pelos surtos de acne. Boa opção para pacientes que não podem usar anticoncepcionais com características antiandrogênicas,ou então que não podem usar a espirolactona (um diurético e hipotensor) que também age da mesma forma. Não é tão eficaz como o acetato de ciproterona (Diane , Androcur) e pode ser associado a outros antiandrógenos para efeitos mais consistentes.

CICATRIZES DE ACNE

PEELINGS
Somente os mais profundos podem trazer algum benefício. Causa ardência intensa por 20 minutos após a aplicação do ácido. Em poucos dias forma-se uma crosta marrom escura que cai entre 10 a 15 dias. Existe o risco de manchas e cicatrizes caso o ácido penetre profundamente na pele.
DERMOABRASÃO (lixamento)
É realizada com anestesia local e sedação através de lixas rotatórias elétricas. Exige habilidade cirúrgica e manual do médico. Existe a possibilidade de ocorrer cicatrizes e manchas caso o procedimento atingir camadas profundas da pele. A crosta cai em cerca de 15 a 20 dias.

PREENCHIMENTO
Na maioria, são produtos biocompatíveis, aplicados na derme profunda através de uma fina agulha que eleva a cicatriz. Não é eficaz para todas as cicatrizes.
SUBINCISÃO
Válido para alguns tipos de cicatrizes. Realizado através de agulha especial que é introduzida na pele para descolar a cicatriz do plano profundo e elevar a depressão local.
LASER
O LLLT (Low Level Laser Therapy) Os raios luminosos do laser (controlados por computador) evaporam as camadas da pele.

Mitos e verdades

Ao longo dos tempos muitos dermatologistas proibiram o chocolate e outros alimentos. Não existe nenhum estudo que comprove isto. Então, estão liberados, com consumo moderado, porque alimentação gordurosa e rica em doces não é saudável para o organismo, nem para a pele. Se no seu caso existe ,de fato, um alimento que piora a sua pele, então, evite-o.
A maquiagem só agrava o acne quando é pastosa e oleosa. Aquelas usadas para esconder as espinhas são desaconselháveis. Produtos sem óleo, aquosos ou em pó são os mais indicados.

Perguntas e respostas

O hidratante é necessário para quem tem acne? Ele ajuda a combater espinhas?
Somente quando a pele fica desconfortável pelo ressecamento exagerado ou muito desidratada, como por exemplo, durante o uso da Isotretinoína (Roacutan)

Remédios que contém 2% de ácido salicílico ou peróxido de benzoíla são secativos? Como eles devem ser usados? Existem contra indicações?
O ácido salicílico age como queratolítico, ou seja, descama a pele que fica mais seca, mais fina e com os poros mais fechados. Já o peróxido de benzoila, além também descamar a pele, é antiinflamatório e bacteriostático.

O estresse tem relação com a acne?

Estudos comprovam que o estresse enfraquece o sistema imune. No caso da acne, ainda não há um consenso. A verdade é que o estresse faz com que o corpo libere hormônios que levam à produção de óleo. Além disso, o estresse pode suprimir o sistema imune fazendo com que o corpo lute contra a inflamação e o calor, fazendo com que os sintomas da acne piorem.

Como os hormônios influem na acne?

No caso das mulheres, variações hormonais estão relacionadas ao ciclo menstrual. Alguns deles aumentam a produção de óleo que obstrue os poros causando inflamações e consequentemente as espinhas, A acne também pode ser causada pela síndrome de ovário policístico. Nesses casos, terapias hormonais são bem sucedidas.

Roacutan – Saiba Mais

Como Isotretinoína age no organismo?

Isotretinoína é um retinóide oral derivado sintético da vitamina A. Ele pode atuar sobre o processo de obstrução do folículo, para normalizar esta condição e diminuir a produção de sebo. Dessa forma, cessam as condições para a proliferação das bactérias.
Isotretinoína é indicado para o tratamento das formas mais graves de acne e da acne resistente a outros tratamentos. No início do tratamento, devido à ação da isotretinoína sobre o folículo, haverá a desobstrução do mesmo, eliminando o sebo acumulado. Por isso, em alguns casos, pode haver uma piora do quadro, mas esta é uma fase transitória do tratamento. Geralmente, a melhora é percebida a partir do final do 1° ou do 2° mês de tratamento.

Quais os efeitos colaterais que posso ter?

Devido ao modo de ação da Isotretinoína, alguns efeitos colaterais são previsíveis, dependendo da dosagem. Um efeito colateral comum é o ressecamento. O nariz e os olhos também podem ficar secos. Para os olhos, você pode utilizar colírios ou lubrificantes oculares indicados para os casos de olho levemente seco e para o nariz, você pode pingar soro fisiológico. O ressecamento no nariz pode causar um leve sangramento. Fale sempre com seu dermatologista.
O efeito colateral mais comum é a rachadura labial. Para amenizar este efeito você poderá usar reparador labial.
O paciente que estiver tomando Isotretinoína não deve se expor ao sol sem proteção. Seu dermatologista poderá lhe recomendar um fotoprotetor de uso diário. Os efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem com o fim do tratamento.

Qual é o risco de tomar Isotretinoína?

A isotretinoína pode causar má formação fetal, isto é, defeitos no feto, quando tomada durante a gravidez. Por isso, as mulheres não podem estar grávidas quando iniciarem o tratamento e não devem engravidar até um mês após o término do tratamento. O princípio ativo de Roacutan® (Isotretinoína) só está presente no organismo durante a exposição ao medicamento e até, no máximo, um mês após o fim do tratamento. Por isso, é fundamental utilizar dois métodos contraceptivos (um hormonal e outro de barreira) para evitar a gravidez durante este período.
Converse com seu médico sobre quais são os métodos contraceptivos adequados para você. Por exemplo, microdoses de progesterona é um método contraceptivo inadequado durante o tratamento com isotretinoína.

A isotretinoína interfere no desenvolvimento fetal, porém, não há interferência na esfera da sexualidade.
No caso dos homens não há problema, pois a isotretinoína não altera a espermatogênese.
OBS: Contraceptivos contendo apenas progesterona não devem ser utilizados, pois sua eficácia pode ser menor durante o uso do Roacutan® (Isotretinoína).

Isotretinoína causa depressão?

Pessoas com acne grave possuem maior tendência a desenvolver ansiedade e depressão. Se você estiver se sentindo ansioso(a) ou deprimido(a), converse com seu(sua) dermatologista.
Não existe relação causal comprovada entre o medicamento e a depressão.
Se eu esquecer de tomar um dia, o que devo fazer?
É importante que você leve a sério o seu tratamento. Se eventualmente esquecer de tomar um dia, no dia seguinte tome a dose habitual recomendada pelo(a) seu(sua) dermatologista.
Quais os cuidados que devo ter com minha pele durante o tratamento com Isotretinoína?
Durante o tratamento, você deverá continuar com a higiene normal (lavar o rosto com um sabonete indicado pelo(a) seu(sua) dermatologista) e seguir as recomendações de seu(sua) dermatologista. Converse com seu(sua) médico(a) para saber qual é a recomendação mais adequada para o seu caso. Siga sempre as recomendações de seu(sua) dermatologista.

Posso usar suplementos alimentares indicados na academia?

Não, esses suplementos podem conter vitamina A ou outras vitaminas que poderão interferir no seu tratamento ou piorar sua acne.
Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Isotretinoína?
As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento, pois podem diminuir a eficácia do medicamento e causar alterações no seu fígado.
Por que devo assinar um Termo de Consentimento Pós-Informado ou o Termo de Conhecimento de Riscos e Consentimento?
Esses termos visam proteger o paciente. Roacutan® (Isotretinoína) pode causar problemas no feto quando utilizado por uma mulher grávida. Quando o Ministério da Saúde obriga o(a) médico(a) e o(a) paciente a assinar esse documento, é para ter certeza de que ninguém vai tomar Roacutan® (Isotretinoína) sem usar medidas adequadas para evitar a gravidez.

Se eu sou homem, por que tenho que assinar o Termo de Consentimento?

Eventualmente, um homem pode querer dar Isotretinoína para uma mulher, porque vê que é um medicamento que funciona.
Ao assinar o Termo de Conhecimento de Risco e Consentimento, o paciente se compromete a não repassar o medicamento para ninguém por entender que Roacutan®(Isotretinoína) só deve ser usado com acompanhamento médico.

Se eu estiver amamentando, posso começar o tratamento com Isotretinoína?

Isotretinoína pode passar para o leite materno e, por esse motivo, mulheres que estão amamentando não devem tomar o medicamento.
Posso doar sangue durante o tratamento com Isotretinoína?
A doação de sangue de pacientes em tratamento ou que foram recentemente tratados (até um mês após seu término) com Roacutan® (Isotretinoína) é contra-indicada.
Posso fazer depilação durante o tratamento com Isotretinoína?
Evite fazer depilação durante o tratamento, pois sua pele estará mais ressecada e sensível, podendo ficar irritada.

O que eu devo fazer se sentir dores musculares?

Embora incomuns, dores musculares e nas articulações podem ocorrer enquanto você estiver tomando Roacutan®(Isotretinoína).
Se isso acontecer, converse com seu(sua) médico(a) e ele(a) poderá receitar analgésicos para que você melhore das dores sem prejudicar seu tratamento. Além disso, caso você faça esportes ou exercícios, reduza a intensidade e/ou frequência da prática, evitando esforços físicos vigorosos.
A luz e o calor podem alterar a medicação?

A isotretinoína é sensível à luz, ao oxigênio e à umidade e, portanto, deve ser conservada ao abrigo da luz e do calor. Isotretinoína possui embalagem especial de alumínio-alumínio, que evita a degradação do produto. A temperatura máxima para conservação do medicamento é de 30˚C. Caso expostas a temperatura elevada, as cápsulas de Isotretinoína, por serem gelatinosas, podem amolecer, sem que isso afete, entretanto, a eficácia do produto.
Contraindicações: gravidez, mulheres com potencial de engravidar a menos que apresentem teste de gravidez negativo e se comprometam a utilizar dois métodos contraceptivos durante e por até um mês após o término do tratamento, insuficiência hepática, hipervitaminose A, valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados, hipersensibilidade a qualquer dos seus componentes.
Interações medicamentosas: Vitamina A, tetraciclina e seus derivados, carbamazepina, fenitoína, microdoses de progesterona.
Fonte: Guia do Paciente – ROCHE

Posted in Blog by admin | Tags: , ,