Procure um Médico

Couro Cabeludo

A origem de fios fortes e saudáveis começa no couro cabeludo

O couro cabeludo é a pele que reveste o crânio do ser humano e desempenha importantes papéis: barreira física, proteção imunológica, isolante térmico, secreção de oleosidade e transpiração, entre outros. Essa pele é altamente vascularizada com reduzida concentração de melanina e grande densidade de glândulas sudoríparas e sebáceas.

 

couro cabeludo

As glândulas sebáceas do couro produzem lipídeos (triglicerídeos, ácidos graxos, esqualeno e colesterol), cuja função é impermeabilizar o couro cabeludo e os cabelos, deixando-os macios, flexíveis e brilhantes. As glândulas sudoríparas dão origem ao suor que assegura o equilíbrio térmico e elimina as toxinas do metabolismo celular.

Fatores climáticos como poluição e radiação solar, aliados às agressões externas como procedimentos químicos e térmicos, além de alterações emocionais, hormonais e nutricionais podem influenciar sobre o bom funcionamento das glândulas do couro cabeludo, alterando a sua homeostase. Além disso, uma limpeza ineficaz e o excesso de produtos também podem causar excesso de suor e oleosidade aumentando a irritabilidade e estimulando o surgimento da caspa.

 

Leia também:
FOLÍCULO
Ancoragem dos Fios