Procure um Médico

Celulite, Como é?

28 de abril de 2017

A celulite é reconhecida clinicamente por uma modificação da textura dos tecidos subcutâneos superficiais, caracterizados por aumento de espessura, consistência e diminuição da mobilidade da pele devido a sua aderência ao plano subcutâneo profundo. Essas mudanças conferem à pele um aspecto popularmente conhecido como “casca de laranja” ou “queijo suíço

Por quê aparece? Na maioria dos casos é multifatorial, com mais de uma causa associada. Raça, hereditariedade, disfunções hormonais, distúrbios circulatórios, erros alimentares, vida sedentária, estresse, distúrbios digestivos e intestinais são os principais elementos na formação da celulite.

O que fazer?

É importante realizar uma atividade física regular, beber muita água, ter uma alimentação adequada e reduzir ou eliminar o estresse, o cigarro e o álcool.

Avaliar a parte clínica referente a hormônios e aparelho digestivo e metabólico.

Tratamentos

VelaShape Plus:

Thermage:

Manthus:

Liposonix:

Subcisão: técnica utilizada para cicatrizes deprimidas, que consiste em liberar a pele da fibrose cicatricial que a puxa para baixo.

 

Perguntas e respostas

Usar calça muito justa contribui para aumentar a celulite?

Verdade. Esse hábito pode ajudar a piorar o problema, pois prejudica a circulação nos locais onde a calça fica mais apertada, como bumbum e coxas.

Quando surge? Em 90% das mulheres em idade adulta ou na puberdade. Atinge os homens também, mas em número bem menor.

Refrigerante causa celulite?

Não é o refrigerante em si que causa esse problema, mas o fato de que ele contribui para o acúmulo de gordura no corpo por apresentar excesso de calorias.

Consumir muito sal piora o quadro?

Isso pode acontecer, sim, por causa da retenção de líquidos que o sal provoca.

Homens podem ter celulite?

Sim, embora não seja tão comum, eles também podem ser acometidos por esse problema, dependendo da quantidade de gordura subcutânea e de alterações hormonais.

Tomar cerveja ou outro tipo de bebida alcoólica piora o quadro?

Sim, e muito. No organismo, o álcool se transforma em gordura e, assim, aumenta o peso corporal e a quantidade de gordura subcutânea, além do que o gás carbônico presente nas bebidas gasosas ajudam a reter líquidos.

E o cigarro?

A nicotina e o alcatrão presentes no cigarro provocam um engrossamento das paredes e um estreitamento das artérias e veias, o que dificulta a circulação sanguínea, piorando a celulite

Mulheres magras podem ter celulite?

Sim. Muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção  maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final.   Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos  e linfáticos acaba formando celulite

Que pode acontecer se não houver cuidado com a celulite?

Depende da sua importância e evolução. Na maioria dos casos, pode limitar-se a um problema meramente estético, mas em alguns casos pode provocar doenças importantes pela afecção das terminações nervosas e dar lugar também a problemas de tipo circulatório.

Quando deve-se começar a prevenir a celulite?
Desde a adolescência. Em torno dos 14 anos de idade já existe uma intensa ação hormonal que nas pessoas predispostas pode iniciar o processo de aparecimento de celulite.

 

Posted in Blog by admin | Tags: ,