Procure um Médico

Cosméticos e Cosmecêuticos

 Cosméticos e CosmecêuticosCosméticos e Cosmecêuticos:  o que são?

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os cosméticos são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano (pele, sistema capilar, unhas, lábios). Eles têm como objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los ou mantê-los em bom estado.

Já o termo cosmecêutico descreve os cosméticos que contêm ingredientes que são bioativos, ou seja, cuja eficácia foi medida e provada através de vários estudos. Estes possuem propriedades terapêuticas, de combate a doenças ou problemas estéticos. Utilizam ativos cuja interação com o organismo é maior e comprovada e podem ser prescritos em formulações médicas individuais. Servem como uma ponte entre os produtos de cuidados pessoais e farmacêuticos.

A busca de novos princípios ativos (as substâncias que de fato têm algum efeito sobre a pele) deu um salto na última década. Com a sofisticação das pesquisas, ganhou-se também mais conhecimento sobre o que realmente funciona nos produtos que se propõem a tratar a pele, obtendo maior benefício nos tratamentos estéticos.