Procure um Médico

Dermatologia Facial

dermatologia facialDermatologia facial – Rejuvenescimento 

 

A Dermatologia Facial tem avançado muito nos últimos anos em tratamentos para rejuvenescimento. Hoje, os pacientes buscam envelhecer com qualidade de vida e aparência mais saudável. A tendência atual é rejuvenescer o paciente naturalmente, buscando devolver-lhe uma aparência mais jovial, sem alterar sua fisionomia. Para se obter um rejuvenescimento mais natural deve-se associar técnicas que tratam a pele, buscando diminuir manchas, imperfeições, asperezas, flacidez, sulcos e rugas de expressão. O tratamento global da face é o principal enfoque do dermatologista, o que significa não tratar uma ruguinha ou outra, mas sim olhar o rosto em sua totalidade, considerar todas as técnicas disponíveis e buscar em cada técnica sua melhor indicação e benefício. O resultado é um rejuvenescimento com harmonia, naturalidade e equilíbrio facial. Sabemos que o envelhecimento da pele é um processo natural, mas que pode ser acelerado por alguns fatores como exposição solar, tabagismo, maus hábitos alimentares, alterações hormonais, poluição ambiental, stress e características genéticas. O envelhecimento natural e intrínseco (passar dos anos, associado a quedas hormonais) provoca mudanças na aparência da pele, como perda de brilho, flacidez e aparecimento de manchas. Estas alterações são agravadas pelo envelhecimento extrínseco, causado pelos fatores ambientais, como exposição solar, tabagismo e hábitos de vida. A pele se torna mais grossa e seca, com surgimento de rugas e manchas. A pele perde colágeno e ácido hialurônico natural e, portanto, seu volume; de certa forma, ela murcha, resultando nos sulcos mais profundos, como rugas de repouso e sombras características da pele envelhecida. Para combater globalmente este envelhecimento acelerado, devemos focar o tratamento em 3 pilares:  

 

1-   Renovar a pele

 

Renovar a pele significa tratar as manchas, o aspecto áspero e retirar pequenas imperfeições como miliuns e ceratoses. Além disso, com o uso de cremes, peelings e lasers, é possível promover renovação e recuperação celular, formando uma pele nova, rejuvenescida e estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico, repondo o que foi perdido e desacelerando a perda destes componentes. Com esta parte do tratamento, a pele se torna lisa, limpa, sem manchas, com aspecto aveludado, poros fechados e com cor e aparência mais saudáveis. Além disso, a formação de novo colágeno garante diminuição das rugas finas, uma maior firmeza, diminuição da flacidez e do excesso de pele.  

 

2-    Relaxar os músculos

 

As rugas de expressão são rugas formadas pelos movimentos fortes e repetitivos dos músculos da face. Para tratar estas rugas é necessário atuar nos músculos responsáveis pela sua formação. A Toxina Botulínica (Botox®) é o tratamento mais indicado para esta finalidade, pois quando aplicado, atua relaxando o músculo e atenuando as rugas. O tratamento suaviza ou elimina estas rugas de expressão e, à longo prazo, impede que elas continuem piorando ou que surjam novas rugas. O tratamento com Botox® é indicado, principalmente, para os “pés de galinha”, as rugas da testa, entre as sobrancelhas e pescoço.

 

3- Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais

 

Com o envelhecimento facial, temos a impressão de que o rosto está derretendo. Os ossos da face começam a diminuir de tamanho e a pele perde com isso sua ancoragem natural. Além disso, ocorre perda progressiva do colágeno (substância que forma uma rede de sustentação na camada média da pele) e do ácido hialurônico (uma substância em forma de gel com função de reter água, e preencher a pele). A perda óssea, associada à perda de colágeno e de ácido hialurônico faz com que a pele deslize para baixo, acumulando-se em áreas de flacidez no sulco naso-geniano (formando o “bigode chinês”), e na porção inferior do rosto, com sobras de pele no pescoço e mandíbula. O rejuvenescimento global da face inclui também a recuperação deste volume perdido, a redefinição dos contornos faciais e o preenchimento das rugas mais profundas e estáticas. O tratamento mais indicado para esta finalidade é a aplicação de preenchedores com ácido hialurônico. O rejuvenescimento facial deve ser tridimensional e deve considerar o rosto em sua totalidade, buscando a cada técnica o seu melhor benefício. Um rosto jovem não é apenas livre de rugas. Ele tem volume, contornos bem definidos, luminosidade e uniformidade.