Procure um Médico

Micropigmentação: alternativa para a calvície

28 de abril de 2017

Micropigmentação ou Tricopigmentação

Inserir pigmento na camada subcutânea da pele é uma técnica conhecida pelo nome de Micropigmentação ou Tricopigmentação, nome proveniente do inglês (permanente make up) e também conhecida por maquiagem de longa duração. As aplicações são variadas e indicadas para correções de aréolas dos seios, minimizar a aparência das cicatrizes, manchas, correção de sobrancelhas, corar os lábios, delinear os olhos e atualmente faz muito sucesso para reparar calvícies em homens e mulheres simulando um cabelo raspado.

micropigmentação e tricopigmentação

Foto Reprodução

A confusão entre tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação é muito comum.

A metodologia empregada em cada estilo é parecida em alguns pontos, porém seu resultado é definitivamente diferente. Um ponto importante antes da escolha do procedimento é preciso uma analise da estrutura da pele. Por ter rotação menor que a maquina de tatuagem o aparelho de micropigmentacao que é chamado de dermógrafo não tem alcance superior ao da segunda camada da pele a epiderme. Por se tratar de uma região que sofre uma constante renovação celular e frequentes descamações o pigmento aplicado é “expulso” pelo organismo ao longo do tempo, sendo necessária sua reaplicação para garantir que o desenho e a coloração se mantenham perfeitos.

Já a tatuagem “convencional” atinge a terceira camada da pele chamada derme que além de ser a mais profunda é responsável por sustentar a epiderme, e por não haver renovação celular neste nível o pigmento aplicado se torna definitivo. A maquiagem definitiva nada mais é do que a tatuagem com a finalidade de cobrir, camuflar ou amenizar cicatrizes e falhas como também como o próprio nome já diz tornar definitiva a maquiagem em alguma região do corpo.

Existe uma variação na duração da micropigmentação que vai de 10 a 18 meses dependendo muito da técnica e do material usado no procedimento. Durante esse período o pigmento tende a clarear sendo necessário algum retoque depois de 40 a 60 dias.

micropigmentacao e tricopigmentacao

Foto Reprodução

Existem diferentes técnicas de micropigmentação cada uma adequada para cada tipo de rosto, pele ou região do corpo.

Conhecida como técnica de compactação, o resultado deste procedimento é uma sobrancelha bem marcada e duradoura. A técnica chamada de esfumaçada ou sombreada tem um resultado muito mais natural, porém sua durabilidade é menor sendo necessário retoque com mais frequência. Existe ainda a favorita das (os) adeptos da micropigmentação que é a técnica 3D onde o resultado é tão próximo ao pelo real que fica quase imperceptível saber que o que estamos vendo na verdade é um pigmento, pois este estilo trabalha com volumes.

Novas técnicas surgem o tempo todo, e já é possível encontrar profissionais que estão trabalhando com técnicas 4D e 5D. Não é difícil achar o termo de micropigmentação 6D porém não existe tal procedimento ou melhor não tem relação com volume ou profundidade, apenas leva este nome como marca que foi criada por David Brown.

Técnicas disponíveis na Clínica Derm

Posted in Blog by admin | Tags: ,