Procure um Médico

Radicais livres – o vilão da sua pele

28 de abril de 2017

Como agem os radicais livres

Os radicais livres são um problema. Assim como cortar uma maçã faz com que ela fique marrom, a oxidação afeta sua pele de uma maneira similar. À medida que envelhecemos, o sistema celular vai enferrujando (processo oxidativo) e a pele vai envelhecendo.

As defesas da pele enfraquecem, perdendo sua capacidade de combater a oxidação causada pelos radicais livres oriundos principalmente dos raios ultravioleta (sol).

Os radicais livres causam danos ao DNA das células do corpo, incluindo a pele. Com isso leva à inflamação e à deterioração das células e acelerando seu processo de envelhecimento, ou seja, “enferrujando-as”.

Os antioxidantes se ligam aos radicais livres antes que possam causar esse dano. Você pode promover esta “blindagem” ingerindo castanha do Pará (selênio), nozes, amêndoas e os alimentos ricos em vitamina E, ômegas 3 e 6 e a mais comum e fácil que é a vitamina C presente nas frutas.

Em alguns casos mais avançados de envelhecimento, o combate de radicais livres tem que ser de forma mais agressiva através de tratamentos profissionais.

Para fazer um teste, corte uma maçã e esfregue suco de limão sobre ela. Você verá que, assim como a sua pele, a maçã será preservada.

Não esqueça do filtro solar diariamente!

 

Posted in Blog by admin | Tags: ,